..

22 de jan. de 2016

Cidade do Cabo: riqueza cultural e natural em um intercâmbio surpreendente

Segunda maior cidade da África do Sul, a Cidade do Cabo está entre os dez destinos mais procurados no mundo para turismo. Com uma beleza encantadora, Cape Town, como também é conhecida, é banhada pelo oceano Atlântico que se encontra com o Índico em uma região a três horas da cidade.

Por esses e outros aspectos, está na lista das cidades mais lindas do mundo, com belas praias e montanhas, como a famosa Table Mountain, e um vento constante durante todo o ano.

Além dos aspectos naturais, atrativos culturais como museus, restaurantes, igrejas e castelos também merecem destaque. Juntos, formam um roteiro incrível para conhecer mais de perto a história da cidade e, até mesmo, da África do Sul.

Cabo das Agulhas (Foto: Reprodução/Instagram Roger Barbosa)
Quem esteve lá foi o jornalista Roger Barbosa (31), que é de Recife (PE), como aluno de intercâmbio em inglês, com duração de 07 semanas. E o resultado não poderia ser outro: Roger adorou a cidade e as experiências vividas nas terras sul-africanas. Olha só o que ele contou pra gente!



Por que escolheu a África do Sul, mais especificamente a Cidade do Cabo, para intercâmbio?

A princípio eu queria ir para a Inglaterra, mas, com a desvalorização do Real, a África do Sul passou a ser a melhor opção. Nessa época do ano, a Cidade do Cabo se torna um ótimo lugar para morar por causa do clima. Um lugar cheio de praias e belezas naturais no verão e sempre uma boa pedida.

Que aspectos despertaram mais interesse e foram decisivos para a escolha?

Belezas naturais, clima e a possibilidade de conhecer uma outra cultura enquanto melhoro meu inglês.

As expectativas foram superadas?

Cheguei cheio de receios com relação a violência e problemas de transporte. Esses problemas de fato existem, mas os fatores positivos da cidade pesam a favor.

Como tem sido se aperfeiçoar no Inglês na segunda maior cidade da África do Sul?

Uma bela experiência, principalmente por ficar hospedado no bairro Bokaap, que é um reduto de muçulmanos. A convivência com essas pessoas me fez quebrar muitos paradigmas e acabar com o meu próprio preconceito.

Praia de Camp's Bay (Foto: Reprodução/Instagram Roger Barbosa)

E o cotidiano da cidade, o que destaca como mais interessante?

As belezas naturais e a hospitalidade das pessoas.

No tempo livre, como é possível explorar a riqueza cultural e natural da cidade, que, neste aspecto, chega a ser comparada com o Rio de Janeiro?

Por ser menor que o Rio de Janeiro, acho até que é possível aproveitar mais. Muitos museus e lugares históricos, como, por exemplo a Robeen Island, onde Nelson Mandela esteve preso. 


Que ensinamentos a Cidade do Cabo tem proporcionado e que pretende levar para toda a vida, pessoal e profissionalmente?

Por mais problemas sociais que uma cidade tenha, sempre é possível aproveitar os aspectos positivos.

Recomenda a cidade/país para quem vai investir em um intercâmbio? Por quê?

Super recomendo. Viver a realidade de um país tão parecido com o Brasil, do outro lado do Atlântico, é uma experiência incrível.

Cabo da Boa Esperança (Foto: Reprodução/Instagram Roger Barbosa)
Incrível, né!? Depois de conferir um depoimento tão completo como o do Roger, o que se tem a fazer é incluir Cidade do Cabo como destino de viagem e de intercâmbio. Ah, e hoje a gente encerra com esse belo por do sol, registrado pelo Roger. Até a próxima!

Table View Beach (Foto: Reprodução/Instagram Roger Barbosa)