..

5 de fev. de 2016

Intercâmbio e qualidade de vida na ensolarada Brisbane


A Austrália é um país conhecido por ter belas e agitadas praias, mas nem todas as cidades australianas estão localizadas no litoral. Brisbane é uma delas. Mas, apesar disso, é considerada a cidade mais ensolarada do país, combinada com parques, rios e com excelentes índices de qualidade de vida que compensam e fazem valer à pena a ida ao lugar.

 Thaís em Lone Pine Coala Sanctuary(Foto: Arquivo pessoal)
Quem esteve em Brisbane e se encantou com a cidade foi a Thaís Carvalho (20), que é estudante de Administração e fez intercâmbio como preparação para realizar teste de proficiência. Ela passou quase dois meses nas terras australianas e contou pra gente como foi esse período de muito crescimento. Confere aí! ;)


 
Antes de partir para outro país, você teve que vencer desafios internos, como medo, insegurança ou saudades do cotidiano no Brasil? Se sim, como isso aconteceu?

Sim. Na verdade essa não foi a 1ª vez que eu viajei para fora do país mas foi a 1ª vez que fui sozinha, então eu fiquei um pouco insegura em relação a como iria lidar com situações adversas nos primeiros dias sem ter alguém muito próximo para me ajudar.

Como foi o processo de escolha do destino de intercâmbio? Brisbane era a primeira opção?

Sky Point of Observation, Gold Coast
(Foto: Arquivo pessoal)

Sempre tive vontade de conhecer a Austrália, principalmente por causa da grande diversidade de paisagens naturais, mas antes não foi possível porque minha família nunca teve interesse em vir pra cá, por isso decidi vir sozinha para aproveitar e aprimorar o inglês. A minha primeira opção era ir para a cidade litorânea de Gold Coast, porém quando solicitei não tinham mais vagas na acomodação da escola (Langports School) que eu escolhi fazer. Depois disso eu tinha duas opções, Brisbane ou Sydney, escolhi Brisbane.

Que aspectos despertaram mais interesse e foram decisivos para a escolha?
Thaís com amigos em Watsons Bay Beach, Sydney(Foto: Arquivo pessoal)

Escolhi Brisbane por conta do clima de verão e por ser pertinho da maravilhosa Gold Coast, Surfers Paradise, 01 hora e pouco de trem e 45 minutos de carro, então sempre que quero ir aproveitar as praias ou curtir um agito diferente eu vou pra lá com alguma galera.


As expectativas em relação à cidade foram superadas?

Sim. Eu já tinha uma ideia de como era Brisbane, uma cidade mais calma, excelente pra quem quer focar em estudar e aprimorar o inglês pois entre Sydney, Gold Coast e Brisbane, aqui em Bris você encontra bem menos brasileiros e faz mais amigos de outras nacionalidades. Em relação a vida noturna como é uma cidade pequena não tem muitas opções como Sydney por exemplo, mas dá pra se divertir!

E o cotidiano da cidade de Brisbane, o que destaca como mais interessante?

As pessoas em Brisbane são bastante amigáveis e achei o estilo deles mais saudável.

Antes de vir estava meio preocupada em como iria me alimentar durante o intercâmbio mas fiquei muito contente com a facilidade de encontrar comidas e produtos naturais aqui.

South Bank, Brisbane (Foto: Arquivo pessoal)
No começo do curso, você iniciou o intercâmbio com que objetivos? Foram alcançados?

Eu ingressei em um curso de inglês direcionado para o "IELTS" (Sistema Internacional de Teste da Língua Inglesa). Ele consiste basicamente em aprimorar o inglês acadêmico. Para fazer este curso é necessário que o aluno passe antes por um teste de nivelamento para provar que o seu nível de inglês é no mínimo intermediário avançado. Como quero aplicar para o teste do IELTS futuramente a fim de ingressar em uma universidade inglesa, eu precisava desse curso para me preparar. Nessas 05 semanas eu melhorei significativamente minha escrita, fala, leitura e escuta do idioma, pois o curso cobra muito mais do aluno do que o curso tipo "General English" por exemplo, e o método de ensino da Langports é muito bom!

Que dificuldades e aprendizados puderam ser absorvidos durante o período de vivência em outro continente?

Uma das maiores dificuldades pra mim foi ter que fazer algumas tarefas do dia a dia, como cozinhar minha própria comida, já que queria me alimentar bem aqui, e limpar meu quarto sozinha, coisas que no Brasil outras pessoas fazem pra mim. No entanto foram superadas e agora eu até brinco e falo que de tanto eu cozinhar aqui já estou praticamente uma chefe de cozinha, rs.

Recomenda a cidade para quem vai investir em um intercâmbio? Por quê?

Recomendo a cidade para quem gosta de um lugar mais calmo e quer focar no inglês, pois apesar de ser uma capital, a cidade não é muito grande e o custo de vida é menor que outras capitais da AUS. Nos fins de semana é possível fazer viagens de trem ou ônibus, ou até de carro, para curtir as maravilhosas praias/ilhas e natureza em geral que o estado de Queensland oferece. E se quiser conhecer cangurus ou coalas, isso não falta, rs.

Mas pra quem gosta de cidade grande com muita opção noturna e praias em um só lugar, eu recomendo a cidade de Sydney no estado de New South Wales, fui pra lá em dois finais de semana (1:30h de avião) e amei!!! Inclusive encontrei dois amigos que estavam por lá e que também foram pela Embarque Educacional.



Viu só?! O crescimento pessoal que se adquire em um intercâmbio, além de todo o aprendizado e aprofundamento em um idioma, é surpreendente. E a cada semana nossos entrevistados vêm provando isso, não é? Até a próxima! :)