..

12 de fev. de 2016

Programa de Férias: um intercâmbio surpreendente

É possível ler diversos textos sobre um país ou cidade, mas, sem dúvidas, nada equivale à experiência de viver aquele local. E, depois de conversar um pouco com a Júlia Tajra (15), dá pra ter mais certeza disso ainda. Ela participou do 9º Programa de Férias em Londres, no ano passado, e contou pra gente vivências incríveis da viagem e aprendizados que deseja levar por toda a vida. Boa leitura, você não vai se arrepender! :) 

Como surgiu o interesse de participar de um intercâmbio em Londres?
O interesse de participar do intercâmbio surgiu através de amigos e parentes que já haviam relatado sobre o Programa de Férias em Londres. Todavia, sempre tive vontade de conhecer a Inglaterra e seus encantos, sendo esta minha principal motivação. 

Ao desembarcar no outro continente e perceber que a viagem realmente tinha começado, o que você sentiu?
Parecia algo fora da realidade. É um sentimento único e indescritível. Só quem vive a experiência pode descrever a empolgação que aquele momento proporciona. Por um instante achei que era só um sonho ou coisa parecida, mas quando percebi que realmente estava bem longe de casa, surgiu uma alegria contagiante em mim. 

Como foi a experiência de conhecer de perto algumas cidades de Portugal?
(Foto: Arquivo Pessoal)
Posso dizer que Portugal me surpreendeu. Não tinha dúvidas de que iria conhecer lugares encantadores, mas não esperava que seria tão maravilhoso. Começando por Lisboa, uma cidade linda em todos os sentidos que me encheu de expectativas. Tinha muita vontade de experimentar o famoso pastelzinho de Belém e meu desejo foi atendido. Conhecer os principais pontos turísticos me fez aprender muito sobre a história local e me encheu de novos conhecimentos. Não posso deixar de lado uma cidadezinha que me apaixonei de cara: Sintra! Visitar o Cabo da Roca, passear pelas ruas da cidade, caminhar por praças verdes e floridas foi incrível. Sinto muita vontade de voltar a Portugal.

E quanto à Inglaterra, como foi ter aulas de inglês em uma das melhores universidades do mundo?
As aulas de inglês eram dinâmicas e engraçadas. Os professores eram receptivos e se esforçavam para que nós tivéssemos o máximo de aprendizado possível. As atividades em grupo e em dupla proporcionavam a interação e o diálogo com outras pessoas, fazendo com que eu deixasse a vergonha de lado. Confesso que tive um pouquinho de medo e um frio na barriga no primeiro dia, mas ao longo do tempo torcia para que o horário da aula chegasse logo. A universidade é maravilhosa e receptiva, não deixa nada a desejar.

Foi possível fazer amizades com pessoas de outras nacionalidades? De que países? Ainda tem contato com eles?
(Foto: Arquivo Pessoal)
Sim!! Fiz amizades com estudantes da Itália, Eslováquia, Rússia, dentre outras nacionalidades. Me apeguei a algumas pessoas e foi difícil deixa-las ao voltar pra casa. Pegamos o contato uns dos outros e ainda hoje nos falamos por WhatsApp. Prometemos que um dia iríamos visitar o país de cada um e nos reencontrarmos. Mal posso esperar para revê-los!

Quais foram os passeios que mais gostou em Londres? Por quê?
Sem dúvidas a London Eye foi o passeio que mais gostei. Ter uma visão ampla de Londres do alto é sensacional. Me emocionei bastante, pois imaginei aquele momento muitas vezes em minha mente e finalmente era realidade. Foi perfeito!

E quanto à França, o que destaca de mais interessante nos passeios pelo país?
(Foto: Arquivo Pessoal)
Ao chegar na França lembrei de muitos filmes que já tinham sido filmados ali. Visitar a Torre Eiffel foi como fazer parte de um filme também. Não existem palavras que possam descrever a beleza daquele lugar. Ao chegar perto da Torre lembrei da música "La vie en Rose", que sempre gostei e tinha muito a haver com aquele momento. Tirei muitas fotos e sem dúvidas foi um dos momentos mais empolgantes da viagem.

Como foi a vivência com o a turma do 9º PF por quase um mês? No fim da viagem, sentiu saudades?
Falar do grupo é a melhor parte. Fiz amizades que tenho certeza que irão durar a vida inteira. Partilhar o dia a dia e conhecer melhor uns aos outros foi base para que todos ficassem amigos. No final da viagem estávamos todos muito próximos. As risadas, palhaçadas, frases engraçadas e fotos oficiais são momentos que ficarão em minha memória para sempre. Cada um tem sua qualidade em específico e é impossível descrevê-los. Amo cada um e a saudade ainda é um pouco difícil de lidar, mas quando nos encontramos é só alegria. 

Se pudesse traduzir o Programa de Férias em alguns sentimentos, quais seriam? Por quê? 
Alegria, empolgação, saudade e amor. De todos os sentimentos, esses eu senti em maior quantidade durante a viagem. Alegria do momento, empolgação por conhecer novos lugares e pessoas, saudade da família e de casa e amor pelo espírito aventureiro que surgiu em mim. 

Com o fim da viagem, que aprendizados pretende levar por toda a vida?
Pretendo levar os aprendizados históricos de todos os lugares que passei, os conhecimentos da língua inglesa e principalmente, a responsabilidade de lidar com tudo sozinha. 

Para finalizar, o que você diria para quem vai embarcar no 10º Programa de Férias neste ano de 2016?
Para os que vão embarcar nessa aventura, aproveitem ao máximo cada momento! Tenham interesse por conhecer os lugares e fiquem felizes acima de tudo. Quando a saudade da família bater forte, lembrem que vocês terão amigos nos quartos ao lado. Aproveitem com responsabilidade e se divirtam muito. Espero sinceramente que os intercambistas tenham uma viagem maravilhosa como foi a minha!


Ah... isso nós vamos repetir, para não dizerem que não avisamos: aproveite ao máximo cada momento! E para quem ainda não se inscreveu no 10º Programa de Férias, o nosso conselho é que aproveite esse mês de fevereiro e garanta a sua vaga. Garanta essa aventura! :)