..

20 de mai. de 2016

Fort Lauderdale: encantos de uma cidade exemplar

(Foto: arquivo pessoal)
Quando as coisas não andam muito bem ao nosso redor, viajar é uma ótima solução, concorda?! Foi mais ou menos isso que aconteceu com o estudante de Medicina Telmo Meneses (22), quando ele decidiu ir para a cidade americana de Fort Lauderdale, na Flórida. E, pelo que ele contou pra gente, passar um tempo de 03 semanas na cidade ensolarada para realizar um intercâmbio em inglês parece que fez muito bem. Confira o que ele contou sobre a experiência.


Por que decidiu realizar um intercâmbio e para que destino foi?
Por ser um sonho de infância poder estudar o idioma e conhecer outros países, depois de adulto tive a oportunidade de realizar o mesmo. Adquirir novas experiências, abranger meus conhecimentos e viver em uma nova cultura me atraiu a pesquisar por um intercâmbio e concretizar essa oportunidade. Meu intercâmbio foi em Fort Lauderdale - Flórida - EUA.

(Foto: arquivo pessoal)
Como foi o processo de escolha do destino de intercâmbio?
Bom, eu sempre tive interesse de conhecer alguma cidade na Flórida. Acho o estado da Flórida encantador por seu clima agradável, pessoas alegres e festivas. Isso foi importante para minha escolha. Sem descartar que a cidade possui lugares incríveis por sua beleza e é bastante acolhedora. E através dessa viagem pude conhecer outras cidades, as quais me apaixonei.

(Foto: arquivo pessoal)
O que você sentiu ao sair de Teresina, no dia da viagem?
Eu me senti muito satisfeito por ter essa oportunidade, ainda mais no momento em que nosso país estava e ainda está. Minha empolgação era nítida, pois eu nem sabia o que eu poderia encontrar e todas as minhas expectativas foram superadas! Fiquei feliz ao sair do meu estado e poder vivenciar experiências e cultura diferente. Palavras me faltam para expressar o tamanho da minha ansiedade.

E qual foi seu sentimento ao chegar nas terras americanas?
Estava tão ansioso e ao mesmo tempo anestesiado por estar vivendo algo que divergia do meu cotidiano, que curiosidade foi o que me levou a explorar cada segundo ali que me foi fornecido. Me dediquei ao máximo para aproveitar cada momento sem escapar nenhum detalhe dessa experiência tão fantástica.

(Foto: arquivo pessoal)
Quais foram as suas impressões da cidade de Fort Lauderdale? As expectativas foram superadas?
Uma cidade maravilhosa, super bem localizada, desenvolvida, tudo bem acessível e bem animada com belas praias e ótimos restaurantes. Pessoas educadas, criminalidade zero, dentre outros fatores que me deixaram deslumbrado. Sem dúvidas, superou todas as minhas expectativas e espero voltar em breve nem que seja para turismo ou um outro tipo de intercâmbio.

O que mais surpreendeu no período de intercâmbio?
A educação dos americanos, acessibilidade para nativos e estrangeiros, o patriotismo e rigor da civilização. A forma de receptividade das pessoas para com estrangeiros e o interesse e cuidado com que os americanos tem em tratar uma pessoa que não é parte do seu país.

O aprendizado de inglês foi satisfatório? O que esse conhecimento possibilitou em sua vida pessoal/profissional?
Sem dúvida! Foi super satisfatório! Abriu portas para amizades internacionais dentre vários países e eu fiquei bem mais convencido que é fundamental ter domínio de outro idioma para ter mais oportunidades, principalmente na área médica.

(Foto: arquivo pessoal)

E da rotina que você tinha na cidade americana, o que mais sente falta, quando lembra do intercâmbio?
Sinto falta da calmaria e segurança que aquela cidade me proporcionou. Uma sensação de liberdade única. Momentos que fizeram eu refletir muito sobre várias questões pessoais e profissionais, onde consegui por diversas vezes me centralizar no meu objetivo e tem ambições e ideias para o meu futuro. Sinto falta de absolutamente tudo.
 * * * 
Então, é isso: partir pra um intercâmbio, se aventurar em um novo país e perceber que a vida pode ser bem melhor! E ainda refletir sobre o futuro e tentar novas oportunidades. Quem topa embarcar nessa ideia?! :D