..

1 de dez de 2016

Florença: sonho de intercâmbio no berço da cultura renascentista


Firenze ou Florença: você pode escolher como chamar a capital e maior cidade da região da Toscana, na bela Itália. Berço da cultura, ela é destaque no universo das artes, como na literatura, moda e arquitetura. E, por conta disso, Florença é o destino ideal para os apaixonados pelas artes.

Lara Mendes em terras italianas (Foto: arquivo pessoal)
Quem pôde comprovar isso de perto foi a arquiteta e urbanista Lara Mendes (25), que vivenciou 07 semanas de intercâmbio em Florença. Durante esse período, a arquiteta realizou um curso de Design de Interiores e apreciou cada canto de uma das cidades mais charmosas da Europa. E sabe o que é melhor? Ela contou pra gente como foi essa experiência incrível!

O que a motivou a fazer um intercâmbio e por que escolheu Florença, na Itália?
“Durante o período em que estudei arquitetura sempre tive o sonho de fazer um curso de design de interiores na Itália. Assim que me formei, achei que era o momento certo para concretizar esse sonho. A escolha de Florença foi porque os meus pais conheceram a cidade e voltaram apaixonados. Passei a ler sobre Florença em alguns blogs, fiz algumas pesquisas e não tive dúvida de que lá seria o local ideal para eu passar dois meses. ”

Lara e professor Bicci, na Academia Riacci


O que a experiência do intercâmbio representou para você nessa fase da sua vida?“Esse intercâmbio foi muito importante pra mim, pois eu fui em busca de crescer profissionalmente e fazendo eu voltar para Teresina com um diferencial.  Além da experiência profissional, sem dúvida alguma a experiência pessoal também foi maravilhosa. Cresci e amadureci bastante. Indico a todos!"

Lara comprova: Florença também é referência na arte da culinária (Foto: arquivo pessoal)


Como era o cotidiano na cidade de Florença?“O cotidiano era uma maravilha. Ir para a escola e logo depois da aula ficar no centro muitas vezes só apreciando a beleza da Duomo era um sonho! Florença é um verdadeiro museu a céu aberto. Eu amava minha rotina. ” 

Lara em Florença (Foto: arquivo pessoal)

E como foi o convívio com pessoas de culturas diferentes?“No início foi um pouco mais complicado. Principalmente por não falar a mesma língua. Mas com o tempo fui me adaptando e aprendendo algumas palavras em italiano o que facilitou o meu convívio e interação. ”

Lara visita Fontana di Trevi, em Roma (Foto: Arquivo pessoal)


Como as vivências do intercâmbio contribuíram para o seu crescimento profissional?“Florença é um museu a céu aberto. Todo dia eu via algo que podia me ajudar de alguma forma no meu profissional. Algo que me inspirasse como lojas, igrejas, restaurantes, estações de trem e etc. Eu procurava sempre andar bem atenta e fotografar tudo, para voltar com a bagagem cheia de ideias e conhecimento. ” 

Lara e o Palácio Pitti ao fundo (Foto: Arquivo pessoal)


Por fim, quais foram os seus maiores aprendizados durante a viagem?
“Meu maior aprendizado profissional foi sem dúvida alguma o curso, olhar a arquitetura através de um outro ângulo, outra cultura foi maravilhoso! E o aprendizado pessoal, foi que não tem um problema que não possa ser resolvido. No final tudo acaba bem! Graças a Deus.

Gostaria de fazer um agradecimento especial à Embarque por todo o suporte e paciência. Mas em especial ao Jardel, que sempre esteve disponível para ajudar, que não me deixou desamparada nem um dia durante o meu intercâmbio. Sem dúvida alguma ele fez os meus dias mais fáceis na Itália. Meu muito obrigada. ” 

***

Bom demais, né?! Já dava pra imaginar que Florença teria todos os requisitos para superar as expectativas dos seus visitantes. Sem dúvidas, a cidade italiana foi o cenário perfeito para a experiência do intercâmbio. Lara, somos nós que agradecemos pela confiança. Embarcar pelo mundo com cada um de nossos cliente é incrível!