..

19 de ago de 2017

Embarque na Euro: para sempre na memória e no coração!

Parece que foi ontem que todo mundo estava na correria de arrumar as malas e preparar o coração para embarcar na viagem que, sem dúvidas, foi a melhor de todos os tempos para uma turma super especial de quase cinquenta adolescentes. Já imaginou isso?! Uma turma enorme de amigos se aventurando pelos principais pontos turísticos de Portugal, Inglaterra e França e realizando um intercâmbio em inglês na bela cidade inglesa de Brighton!

É, a Embarque na Euro foi realmente marcante, e depois de quase um mês, a gente resolveu conversar com três sortudos desse grupo para lembrar um pouco dessa experiência. Até porque, quando as lembranças são boas, não custa nada trazê-las à memória!! Vamos lá?!

Com vocês, João Augusto, Melissa e Lara! 


Lara na famosa cabine telefônica de Londres
(Foto: arquivo pessoal)
Como ficou sabendo do intercâmbio cultural Embarque na Euro?
João Augusto: Alguns amigos meus foram ano passado e eu achei super legal.
Melissa: Fiquei sabendo através de uns amigos meus de sala, que estavam combinando de irem juntos e me chamaram.
Lara: A Embarque foi divulgar na escola que eu estudava.

O que despertou seu interesse em participar?
João Augusto: A questão de conciliar o estudo do inglês junto com o turismo.
Melissa: Falei com meus pais para saber mais sobre o intercâmbio e os lugares que este destinava. Achei muito legal, e sai pesquisando as curiosidades de Lisboa, Londres e Paris, fiquei mais ainda ansiosa para ir. Pesquisei também, sobre as aulas, a Embassy e tudo mais.
Lara: A oportunidade de melhorar meu inglês e visitar três países que eu tinha muita vontade de conhecer.

Como foi a experiência de conviver com uma turma de quase cinquenta pessoas pelo período de aproximadamente um mês?
João Augusto: Foi como uma família, todos se ajudavam e foi uma ótima experiência.
Melissa: Foi a melhor possível! No começo, achei que eu ficaria meio distante de algumas pessoas e daí me surpreendi, todas as pessoas são agradáveis, não houve nenhuma confusão ou briga entre nós. E mais, fiz muitas amizades que vão ficar para sempre!! Essa foi a melhor parte da viagem, meus amigos.
Lara: Foi ótima, porque a gente teve que aprender a usar aproveitar tempo já que banheiro era compartilhado, por exemplo, e também porque a gente aprende a conviver com todas as personalidades possíveis.

Turma conhece a London Eye, em Londres (Foto: arquivo pessoal)


Que passeios mais gostou? Por que?
João Augusto: Gostei de quase todos, muito pela diferença do Brasil e a animação de todo mundo.
Melissa: Portugal, gostei muito do Palácio de Queluz, passar pelos cômodos da coroa portuguesa e do Jardim.. Foi bem legal, adoro história. Amei o passeio de Londres na London Eye. Ver a cidade quase inteira lá do alto, na famosa "roda gigante" é mais que sensacional. Paris.. Sem explicação, tudo perfeito. Versailles, Torre Eiffel, Louvre, tudo muito lindo. Brighton, o dia que fomos ao Pier, foi muito divertido. Andamos pela praia, brincamos nas montanhas russas do parque do Pier. Foi muito bom!
Lara: Os city tour nos três países e os passeios até o Brighton Marina. Porque a gente visitou os pontos turísticos e os passeios ate o Marina eram feitos a pé e era bem divertido.

A foto mais tradicional de Paris: a bela Torre Eiffel (Foto: arquivo pessoal)


Como foi a aprendizagem de um novo idioma aliada à convivência com pessoas de diversas nacionalidades no campus da Embassy School de Roedean, em Brighton, na Inglaterra?
João Augusto: Foi algo impagável, nunca imaginei estar em uma sala e conviver com gente do outro lado do mundo.
Melissa: Incrível! Saber que você vai aprender uma nova língua com pessoas de vários lugares do mundo é bem diferente pra nós. Foi ótimo, melhorei muito meu inglês e o que achei mais interessante, nós ensinávamos um pouco do nosso Brasil para franceses, russos, turcos, enfim.. Uma infinidade de nacionalidades, e eles ensinavam um pouco de seus países para nós. Foi bem legal! Uma experiência única.
Lara: Foi ótima, porque a gente aprende sobre várias culturas e tendo que treinar a única língua que tínhamos em comum.

(Foto: arquivo pessoal)


Que aspectos mais gostou ao conhecer Portugal? E a França? E a Inglaterra?
João Augusto: Portugal, França e Inglaterra como um todo pelo aspecto histórico e pelas culturas diferentes.
Melissa: No geral, os três países tem a união da história com a modernidade. E esses aspectos são bem equilibrados tanto nos monumentos, arquitetura, ambiente, quanto, os costumes, as pessoas, a educação, economia e etc.
Lara: Com certeza os passeios.

Melissa na Torre Eiffel (Foto: arquivo pessoal)
De toda a viagem, que experiência mais marcou? Por que?
João Augusto: Tudo foi marcante e ainda pelo Alan, Natasha e Mônica foi melhor ainda.
Melissa: Paris sem dúvidas, apesar de poucos dias lá, eu vi o quão a cidade é linda e agradável, as pessoas são classudas e delicadas. Cada obra tem um detalhe. Cada passeio lá arrancava um brilho a mais dos meus olhos. Sem contar também, que fomos à Eurodisney e foi bem bacana!
Lara: O início da viagem quando todo mundo tava desanimado e nos aproximamos bastante porque surgiram grandes amizades e o grupo todo ficou bem próximo.

E quais foram os principais aprendizados?
João Augusto: Aprendi a ser mais independente principalmente.
Melissa: Respeito, principalmente. Conviver em grupo com algumas pessoas que você não conhece muito bem, é uma espécie de aprendizado, saber lidar com cada um, saber respeitar cada um. Outra coisa que aprendi que lá era muito importante: o tempo. Lá não tem essa de se atrasar sem querer, é tudo pontual, pois se atrasássemos um minuto, já comprometia outro passeio, então saber respeitar o horário é muito importante. Aprendi também, uma nova língua, nova cultura, novo "estilo de vida". E foi o melhor aprendizado!
Lara: O uso do tempo, a cultura, a língua, aprender a seguir regras, pensar como um grupo e não individualmente, etc.

A Embarque Na Euro superou as suas expectativas? Em que aspectos?
João Augusto: Sim. Superou em tudo, principalmente por aqueles 03 guias que são os melhores pra sempre.
Melissa: Sim, todas! Foi mais que perfeito, minha vontade é de voltar e ficar lá pra sempre! Com as mesmas pessoas, mesma escola, mesmo lugar. Superou em tudo. Foi a melhor viagem e experiência que eu tive!! Se pudesse, eu voltaria. E não poderia deixar de falar dos meus "pais guias" por um mês, Alan, Natasha e Mônica. Eles cuidaram da gente como filhos, tiveram todas as preocupações e faziam de tudo para proporcionar a melhor viagem pra gente! Sou eternamente grata por eles!
Lara: Sim, os guias em todos os momentos faziam de tudo pra gente aproveitar ao máximo a nossa experiência, eles foram um importante suporte.


Gente, como é gratificante ler todos esses depoimentos! Perceber que todo o esforço (que começa bem antes do mês da viagem, ainda no período de divulgação) é recompensado pela alegria de cada um dos quarenta e sete participantes nos deixa muito realizados como equipe!! 

Sim, o Embarque na Euro de 2017 foi um sucesso! Agora é hora de guardar bem guardado as lembranças de cada dia e de cada experiência, assim como as novas amizades! E cultivar os vínculos que foram criados ao longo de quase um mês nessa super aventura pela Europa. 

Ah... E até 2018!!