..

13 de abr. de 2018


O que você precisa saber para fazer High School no Canadá!  Além da alta qualidade de vida, o país também pode se orgulhar da excelência de seu sistema educacional – que está entre os melhores do mundo! Embarca na leitura. :D

Como é o sistema educacional canadense?

Ao contrário do Brasil, o ano letivo canadense começa em setembro e vai até junho, pois as férias de verão são nos meses de julho e agosto. O sistema educacional no Canadá não é monitorado por um órgão central ou federal. A educação é responsabilidade das províncias e os órgãos que monitoram a educação dentro da província são chamados de subdivisão. Além disso, o sistema educacional canadense oferece uma combinação de matérias básicas teóricas e matérias vocacionais, como mecânica, artes, teatro, psicologia ou marketing

Esse currículo é aplicado de forma prática nas escolas por meio de laboratórios específicos, e o investimento governamental é alto, fazendo com que os estudantes consigam assimilar o conhecimento técnico de forma bastante eficiente.

A escolaridade é obrigatória em todas as províncias, mas a idade dessa obrigatoriedade varia no país, podendo-se iniciar aos 5-7 anos e sendo obrigatória até os 16-18 anos dependendo da subdivisão.

O Canadá é um país com duas línguas oficiais, o Inglês e o Francês. A maioria das províncias adotou a língua inglesa, com exceção da província de Quebec onde o idioma oficial é o francês.


Quais são os métodos de avaliação do High School Canadá?


Com algumas variações por província, o sistema de notas segue a escala A, B, C, D, E, F – sendo que as notas D, E e F geralmente significam que o aluno falhou na atividade desempenhada.

Posso validar no Brasil o tempo de estudo no exterior?
Sim. Uma dica importante é checar com sua escola no Brasil, antes de ir, quais disciplinas você deve cursar no exterior para que seu histórico seja validado na volta com mais facilidade.

Geralmente são exigidas as cinco matérias básicas do MEC (ciências exatas, ciências físicas e biológicas, idioma, ciências sociais e educação física).

No fim do período, a escola de lá ou o próprio estudante deve encaminhar o histórico escolar para o consulado brasileiro naquele país para receber um selo que o autentica.
Chegando ao Brasil, o documento deve ser passado para o português por um tradutor juramentado e entregue à escola daqui.

No Canadá, as escolas possuem estruturas que não deixam nada a desejar com relação às universidades e os alunos vão ter não só a oportunidade de acesso ao mais alto grau em qualidade de ensino como também a convivência com a cultura canadense, a prática de esportes, inclusive de neve.




Existem dois tipos de programa:

Escolas particulares com home stay – Nessas instituições todos os alunos pagam mensalidades. Quantidade de alunos por turma, normas religiosas e padrões mais rígidos na conduta acadêmica são diferenças fundamentais entre o ensino público e privado no Canadá. Há também a possibilidade de escolas apenas de meninos ou de meninas. Essas políticas podem variar de acordo com a província ou cidade em que a escola se encontra. Províncias e territórios canadenses têm políticas próprias em vários setores sociais.

Escolas públicas com home stay – Os estrangeiros pagam pelos estudos, enquanto os alunos nativos arcam apenas com taxas que variam de acordo com a instituição e cidade. O ensino é de qualidade tal como as escolas particulares, salvas algumas diferenças nas condutas internas e de disciplina. Grande parte das escolas públicas é mista e a maioria dos canadenses estuda nelas.




Pré-requisitos para Ingressar num High School no Canadá:
·         Ter entre 15 e 18 (não pode completar 19 anos durante o programa)
·         Conhecimento do idioma em nível intermediário
·         Ter boas notas na escola
·         Não ter repetido o ano escolar nos últimos 3 anos
·         Maturidade e responsabilidade
·         Muita vontade de conhecer o novo e se aventurar!
·         Possuir Histórico escolar dos últimos 3 anos

Duração do programa:
Ano acadêmico: 10 meses
Semestre acadêmico: 5 meses
Inícios: Janeiro e Setembro

Por que fazer High School no Canadá?
Uma das principais vantagens é o contato muito próximo com a cultura e língua local. É possível que o intercambista conheça e faça amizades com outros alunos estrangeiros. No entanto, o percentual de estudantes estrangeiros em uma High School geralmente não é tão elevado. O contato com estudantes nativos e com a família onde ficará hospedado é a oportunidade ideal para conhecer de perto a cultura, além de praticar o idioma sem a influência estrangeira (que é comum nos cursos de idiomas no exterior).

Se você não dispões de 6 meses ou 1 ano para fazer um programa de High School no Canadá, conheça as opções de programas de férias no Canadá para adolescentes na Embarque Educacional.