..

26 de nov de 2015

Brighton: Tranquilidade e organização na cidade universitária inglesa

Localizada ao longo da costa sul da Inglaterra e a 50 minutos de trem de Londres, Brighton encanta seus visitantes pela sua tranquilidade e organização. Sendo também um importante polo universitário, mesmo pequena, a cidade recebe muitos estudantes de variadas partes do mundo e boa parte da programação cultural é voltada pra eles. Só para se ter uma ideia, lá existem mais de 300 bares! Para os mais quietos, a praia, principalmente no horário do pôr-do-sol, é uma boa pedida e ideal para caminhadas.

Para conhecermos mais sobre Brighton, Juliana Pires (34), nossa intercambistas entrevistada do post de hoje e que esteve na cidade inglesa por 14 semanas em um intercâmbio em inglês, vai contar pra gente como foi essa super experiência. De fazer aula de violão em inglês a ganhar amigos de diversos países, muitas outras coisas aconteceram em mais ou menos 03 meses (bem) longe de casa.


Como foi estudar em um dos principais centros culturais e educacionais da Inglaterra?

J: Minha experiência foi maravilhosa... Sempre sonhei morar na Inglaterra e estudar inglês em uma boa escola. Os livros são de fácil entendimento, com exercícios e práticas de conversação. As aulas são complementadas com outros exercícios e algumas atividades que estimulam a interação entre os alunos e a aprendizagem, como jogos, brincadeiras, vídeos, palestras, etc. Fiquei muito satisfeita com a evolução do meu inglês.

Brighton é uma cidade agradável para morar? O que faz a cidade ser assim?

Juliana Pires (Foto: Arquivo pessoal)
J: Brighton é uma cidade maravilhosa para se morar... Eu queria ficar lá para sempre.  Eu me apaixonei por Brighton desde o primeiro contato, cidade pequena, organizada, tranquila, segura, com excelente sistema de transporte público, excelentes restaurantes, pubs, lojas e uma praia linda! As pessoas são super educadas e atenciosas. Uma cidade onde há muitos estudantes estrangeiros, por isso, creio que as pessoas já estejam acostumadas a ter paciência e atenção com aqueles que não dominam a língua ainda. Tive muita dúvida na escolha da cidade, sabia que tinha que ser na Inglaterra, mas não sabia qual a cidade, mas Brighton foi a melhor escolha. Além de uma excelente cidade para morar, fica apenas 50 minutos de trem de Londres. Nada melhor.

Como foi a experiência de aprender e se aperfeiçoar no inglês?

J: Foi maravilhosa. Eu já tinha uma base, mas mesmo passando pouco tempo, consegui melhorar muito meu inglês. Após três meses de estudo, mudei de nível, comecei no pre-intermediate e sai no final do intermediate. Hoje, compreendo, escrevo, leio e falo bem melhor. Consigo manter uma conversa, o que antes não era possível. Continuarei estudando aqui no Brasil e pretendo fazer um outro intercâmbio nas próximas férias. 

O que costumava fazer nas horas vagas, quando não está em aula ou estudando, já que Brighton possui várias opções de lazer, além de uma vida noturna bem agitada?

Juliana Pires (Foto: Arquivo pessoal)
J: Bom, eu gostava de participar das atividades extra classe que a escola oferecia, como aula de salsa, Conversation club, passeios nos arredores da cidade ou viagens por cidades próximas de Brighton... Gostava de ir caminhar pela praia, ir ao píer (há um parque de diversões lá e vários locais para se comer, como o tradicional "fish and chips"), ao cinema, passear pelo The Lanes e North Laine (regiões cheia de bares e lojinhas). À noite eu ia a pubs, Brighton tem muitos pubs legais... Têm alguns "night clubs" legais também... Fui algumas vezes ao chá da tarde inglês, muuuito bom! Lá também tem parques lindos e o famoso Pavilion, além de museus, Brighton Marina (vista linda).  Enfim, muitas opções de lazer. 

Que experiência foi mais marcante nesse período de intercâmbio?

Brightom Pier (Foto: Arquivo pessoal)
J: Com certeza foi trocar experiências com pessoas do mundo todo. Conhecer culturas diferentes e aprender sobre cada uma delas, fazer novas amizades, isso foi sensacional. Hoje tenho uma ideia de mundo bem diferente. Tenho amigos de vários países, pessoas que ficarão para sempre na minha memória e coração.

Recomenda a cidade para os futuros intercambistas?

J: Recomendo com toda certeza. Amei Brighton! Lá eu me senti em casa.


Se a Juliana, que vivenciou isso tudo, recomenda, a gente assina embaixo! Sem dúvidas, Brighton reserva ótimas experiências e aprendizados enriquecedores pra quem se aventurar por lá. :D




Fontes: Wikipédia