..

2 de abr. de 2018

Happy Easter: a Páscoa ao redor do mundo

Ovos de páscoa, coelhos, eventos religiosos, jejum e um feriado prolongado sem comer carne: para os brasileiros, isso tudo aponta para a Páscoa, uma das datas consagradas no calendário de diversos países ao redor do mundo, de tradição cristã. A data corresponde, para os cristãos, ao período final da vida de Jesus na Terra, marcado pela morte e ressurreição ao após três dias, representado pelo domingo de Páscoa. Mas... e nos países de cultura diferente, será que algo muda nessa data?



Na Grécia, por exemplo, a Páscoa é comemorada de uma forma muito diferente do Brasil. Por lá, a maioria da população (em torno de 90%) pertence à Igreja Ortodoxa Grega e o restante é de muçulmanos e católicos. Se estiver pela Grécia no período da Páscoa, esqueça os chocolates! Prepare vasos de barro e jogue-os na parece. Isso mesmo! Segundo os gregos, o barulho do barro ao quebrar é uma boa estratégia de espantar o mal. 😎

De Visu / Shutterstock.com


Um pouco mais próximos dos costumes brasileiros, países como Estados Unidos, Inglaterra, Dinamarca e Alemanha empenham concentração e força na tradicional Egg Rolling, que, como o nome diz, consiste em jogar ovos para que rolem colinas à baixo. Um tanto quanto divertido!

 Sandra Foyt / Shutterstock.com


Já na Polônia, o nome Páscoa equivale a Smingus-Dyngus, uma atividade peculiar em que os homens jogam água com perfume nas mulheres. Nada de chocolate. Ruim pro paladar, mas  diferente pro olfato. Cada um com seus rituais, né?! De qualquer forma, a data é mundialmente conhecida e os valores que prevalecem são os de paz, harmonia e esperança nos corações!