..

1 de mar. de 2019

África do Sul: intercâmbio e aventura em dupla

Há um lugar no Hemisfério Sul onde a luz do Sol é a mais bela, onde mora a vida selvagem. Onde o Atlântico e Índico se encontram, onde a música e a dança te convidam pra celebrar, com toda sua mistura de cores, sabores, línguas, estilos e um povo com histórias de muita luta e superação. Este lugar é a África do Sul.


E quem está vivendo uma aventura fantástica neste lugar maravilhoso é o casal Bruce (Engenheiro Civil, 26) e Mickaelle (Graduanda de Enfermagem, 22). Eles contaram pra gente como está sendo a temporada em Cape Town, a Cidade do Cabo. Vamos embarcar com eles?!


Que motivos impulsionaram vocês a realizarem um intercâmbio?



Primeiramente, amaaaamos viajar! Mas não queríamos apenas uma viagem. Gostaríamos de algo a mais. Queríamos melhorar o nosso inglês, visto que é um idioma essencial para a comunicação em qualquer lugar do mundo, além de ser cada vez mais exigido pelo mercado de trabalho. 


Por sugestão de uma amiga, veio a opção do intercâmbio, que caiu “como uma luva” para nós! Optamos por abraçar esta ideia, uma vez que sempre foi um sonho conhecer novas culturas de modo a expandir nossos horizontes e aumentar nossa compreensão de mundo.



Quais foram as perspectivas e expectativas ao realizar esta experiência na Cidade do Cabo?


Nós dois sempre fomos muito tímidos. Estávamos receosos de não sabermos lidar com a barreira idiomática. Precisávamos quebrar esta barreira! Logo no primeiro contato, vimos que não é tão difícil estabelecer um diálogo. Só precisávamos aperfeiçoar nossa maneira de falar e nos habituar aos diferentes sotaques da região.


Esperávamos conhecer pessoas de diversas culturas, e assim fizemos. Conhecemos não só sul-africanos, mas também angolanos, árabes, turcos, austríacos, canadenses e, claro, brasileiros (eles estão em toda a parte). Pensávamos que seria difícil encontrar brasileiros por Cape Town, mas para a nossa surpresa, 60% dos alunos da nossa escola é do Brasil (mas calma, na escola só podemos conversar em inglês!).



Como somos apaixonados por natureza, a cidade do Cabo foi um verdadeiro achado para nós! Uma cidade acolhedora e encantadora. A cada esquina uma nova paisagem estilo “papel de parede do Windows” (Haha!).

Como estão sendo as aulas e o aproveitamento do curso?

Estão sendo maravilhosas! Os professores ministram suas aulas utilizando os principais pilares da língua inglesa: Writting, Listening, Speaking, Vocabulary and Grammar! Nossos professores possuem total domínio sobre o idioma, além de sempre trazerem para a sala de aula assuntos do dia a dia, como as histórias, curiosidades.Além de aprendermos o inglês, também aprendemos sobre a cultura do país onde estamos!

Fora as aulas convencionais, também possuem um diferencial: o PSP. O PSP nada mais é do que uma extensão da sala de aula, onde o aluno pode decidir em qual área deseja aprofundar seus conhecimentos, seja ela na leitura, na conversação, dentre outras opções. Além disso, a escola promove diversos workshops e jogos interativos.

Estamos na nossa 4ª semana de curso e observamos uma grande evolução na nossa comunicação. Estamos felizes com os resultados obtidos. 



Fazer um intercâmbio sozinho é muito bom para se descobrir e sentir-se independente. Mas, viajar acompanhado é garantia de crescimento mútuo. Como tem sido pra vocês vivenciar isso?

Viajar a dois é a melhor parte da escolha! Nos damos muito bem em convivência, gostamos praticamente das mesmas coisas. Nos apoiamos mutuamente em todas as decisões, discutimos os programas e passeios a serem feitos, nos ajudamos na hora de usarmos a língua e nos expressarmos, compartilhamos experiências a serem lembradas para sempre, enquanto casal, praticamos os aprendizados das aulas, temos mais desenvoltura para fazermos novas amizades e tantas outras vantagens de termos um apoiando o outro. 




Como está sendo viver em meio a uma cultura e estilo de vida diferente do seu país e origem?

É uma experiência mágica! A gente se abre para as diferenças, as diversidades, para o respeito mútuo entre culturas, entre pessoas... a gente aprende sobre a histórias dos povos, geografia local, clima, estilos de vida, culinária, gostos e sabores, músicas e ritmos. São muitos aprendizados...

Que características de cada cidade acharam mais marcantes?

A maneira acolhedora como as pessoas nos recebem em cada lugar, sempre com um sorriso no rosto, e as belezas naturais encontradas a cada esquina.



Bruce e Micka, muito obrigado pela atenção e por ter compartilhado esta experiência com a gente, que tudo isso sirva pra enriquece-los de conhecimento e que vocês consigam aproveitar o máximo este lugar fascinante!



E você? Que tal abraçar esta ideia e explorar novos horizontes em 2019? 

#EmbarqueNoMundo com a gente! 🌎