..

13 de fev. de 2017

Meu primeiro intercâmbio: a bordo do planejamento

Você aí que está arrumando as malas e o coração para o seu primeiro intercâmbio deve se perguntar toda hora como se preparar perfeitamente para uma das maiores, senão a maior, experiência da sua vida, certo? Muitos fatores devem ser pensados antes de decidir para onde ir. 

Com todos os documentos necessários em mãos,
o último registro antes do voo (Foto: Reprodução/Instagram)
Os seus objetivos com a viagem são profissionais ou estudantis? Qual a moeda do local? Qual clima estará fazendo no seu período de estadia? Você está procurando por festas, experiências culturais ou por calmaria? 

Quem analisou com muito cuidado todas essas questões foi a Yuliane Sousa, que acaba de embarcar para Inglaterra. O destino que mais combinou com ela foi a linda Cambridge: um lugar amável com uma universidade histórica e tradicional, paisagens encantadoras e uma vida calma, estilo cidade do interior. Cambridge é pertinho de Londres – a 50 minutos – e oferece ônibus que viajam por quase todo o Reino Unido, além de uma estação de trem que te leva para quase todos os destinos da Europa.

Imagina só que cativante vai ser essa travel?! O melhor de tudo é que antes de embarcar a Yuli descreveu esse friiiiiiiio que estava invadindo a barriga e pouco tempo depois já percorria o  corpo inteiro!

No aeroporto, antes de Yuliane embarcar 
para Cambridge (Foto: Arquivo Pessoal)
Como você se planejou pra viagem?
“Depois que você decide ir fazer um Intercâmbio, você tem que começar a se planejar financeiramente – a não ser que você tenha alguém custeando suas despesas, rs, estudar um pouco mais o Inglês pra não chegar lá totalmente leiga e trabalhar muito o seu psicológico, né.”

O que te fez escolher a Inglaterra? 
“A arquitetura da Inglaterra é lindíssima, isso é fato, mas quando eu decidi fazer um Intercâmbio eu estava pesquisando as cidades mais calmas, pequenas. Não queria uma cidade que tivesse tanta badalação. Quando pesquisei sobre Cambridge, que fica na Inglaterra, de cara já resolvi ir pra lá. Cidade pequena, custo de vida não é tão alto (por mais que sejam libras, rs), lá é tudo pertinho, isso já ajuda bastante, sem contar que é próximo de Londres. Vou poder pegar um trem e chegar à Londres rapidinho.”

Que programa de Intercâmbio você vai fazer?
“Vou fazer um General English pela Embassy. General English é um curso mais básico, tipo iniciantes, sabe.”

Quanto tempo vai durar?
“Apenas um mês ☹.”

Qual a importância você vê em realizar um Intercâmbio? 
Já na Inglaterra, na cidade escolhida para o intercâmbio, Yuliane
com novos amigos (Foto: Arquivo Pessoal)
“Nossa... acho que vai mudar em vários aspectos da minha vida... profissional, pessoal... Como eu trabalho aqui na Embarque e estou começando a entrar para essa parte do Educacional, um Intercâmbio vai ser importante demais, vai dá um UP na minha vida profissional e também na minha vida pessoal. Poder conviver em uma outra família, conhecer a cultura não só deles, mas de várias partes do mundo, acho que não tem como você não voltar de lá com outra mentalidade, aprender a conviver com a diversidade, isso vai ser legal demais!”

Você está sentindo aquele frio na barriga que todo intercambista diz que sente antes de embarcar?
“Hahahaha... essa pergunta é ótima. Estou e não é pouco não, uma mistura de ansiedade, medo, felicidade... é um milhão de coisas ao mesmo tempo.”

Assim como a Yuliane fez, antes de embarcar para o país dos seus sonhos, pesquise tudo (tudinho!) sobre o local e planeje um super roteiro. Afinal, você não quer voltar pra casa com aquela sensação de que deveria ter feito algo mais ou ter conhecido mais locais, né? Uma boa programação é o primeiro passo para uma viagem fantástica!