..

13 de jan. de 2017

Boston: intercâmbio na cidade americana com ares europeus

Para quem acha que cidades com construções históricas, datadas do século XVII, são coisas que se vê apenas na Europa, temos uma boa notícia: nos Estados Unidos também tem! E um dos locais que você pode conferir isso de perto é Boston, uma das cidades americanas mais antigas que existem.

(Foto: arquivo pessoal)
Berço da Revolução Americana, a cidade preserva o cenário histórico aliado a um ar multicultural e hospeda mais de 100 centros de ensino, entre faculdades e universidades consagradas, fator decisivo que atrai estudantes do mundo todo para lá. Harvard e o Instituto Tecnológico de Massachusetts (MIT) são dois dos mais conhecidos. Além disso, ostenta um padrão de vida de alta qualidade, com lagos, praias, museus e centros comerciais. 

Quem embarcou para intercâmbio em Boston foi o estudante Maurício Fortes, por um período de 12 semanas. E, claro, o resultado não poderia ser diferente: a experiência foi incrível! Confere aí:

Que aspectos influenciaram a decisão de realizar um intercâmbio nessa fase da sua vida – nem antes, nem depois? E por que escolheu Boston como destino de intercâmbio em inglês? 
“Engrandecimento cultural, melhorar meu inglês. Boston é uma cidade bastante cultural, tanto em termos de música, arte, museus, que me atraíram de imediato, como por ter muitas características ainda remanescentes da Inglaterra.”

O que percebeu de desafios nos primeiros dias em terras americanas? O que fez para superá-los? 
“Não tive problemas significativos. Talvez um pouco de timidez tenha me atrapalhado um pouco.”

(Foto: arquivo pessoal)
E como foi o convívio em sala de aula, durante o curso? 
“Excelente! A Embassy School é muito boa em todos os aspectos possíveis.”

Conheceu pessoas de outras nacionalidades? Se sim, quais? 
“Sim, praticamente não conheci brasileiros e nem americanos. Na maior parte do tempo convivi com latinos de outros países, asiáticos e europeus.”

E nas horas livres, o que costumava fazer? 
“Tênis, corrida, academia, bares e ler algum livro nos excelentes cafés de Boston. Fora as outras cidades sensacionais que conheci, como Salem, Concord, Lexington.”

(Foto: arquivo pessoal)
Que características de Boston achou mais marcantes? 
“O quanto eles valorizam conhecimento/estudo e a gentileza das pessoas.”

Como avalia a sua evolução no aprendizado da língua inglesa, ao concluir o intercâmbio? 
“Evoluí bem mais do que imaginava! Excelente.”

Quais foram os maiores aprendizados que absorveu com essa experiência? 
“Tolerância, quebra de estereótipos, cultura de outros países.”

***


Já deu para perceber que um dos principais objetivos de um intercâmbio é aprender e se aprofundar em um novo idioma. Mas os ganhos vão muito além disso! Conhecer um novo mundo, cheio de novas oportunidades e de pessoas diferentes fazem parte do grande aprendizado que é viver e buscar sempre evoluir. Embarque com a gente!