Para quem acha que cidades com construções históricas, datadas do século XVII, são coisas que se vê apenas na Europa, temos uma boa notícia: nos Estados Unidos também tem! E um dos locais que você pode conferir isso de perto é Boston, uma das cidades americanas mais antigas que existem.
(Foto: arquivo pessoal) |
Berço da Revolução Americana, a cidade preserva o cenário histórico aliado a um ar multicultural e hospeda mais de 100 centros de ensino, entre faculdades e universidades consagradas, fator decisivo que atrai estudantes do mundo todo para lá. Harvard e o Instituto Tecnológico de Massachusetts (MIT) são dois dos mais conhecidos. Além disso, ostenta um padrão de vida de alta qualidade, com lagos, praias, museus e centros comerciais.
Quem embarcou para intercâmbio em Boston foi o estudante Maurício Fortes, por um período de 12 semanas. E, claro, o resultado não poderia ser diferente: a experiência foi incrível! Confere aí:
Que aspectos influenciaram a decisão de realizar um intercâmbio nessa fase da sua vida – nem antes, nem depois? E por que escolheu Boston como destino de intercâmbio em inglês?
“Engrandecimento cultural, melhorar meu inglês. Boston é uma cidade bastante cultural, tanto em termos de música, arte, museus, que me atraíram de imediato, como por ter muitas características ainda remanescentes da Inglaterra.”
O que percebeu de desafios nos primeiros dias em terras americanas? O que fez para superá-los?
“Não tive problemas significativos. Talvez um pouco de timidez tenha me atrapalhado um pouco.”
“Excelente! A Embassy School é muito boa em todos os aspectos possíveis.”
Conheceu pessoas de outras nacionalidades? Se sim, quais?
“Sim, praticamente não conheci brasileiros e nem americanos. Na maior parte do tempo convivi com latinos de outros países, asiáticos e europeus.”
E nas horas livres, o que costumava fazer?
“Tênis, corrida, academia, bares e ler algum livro nos excelentes cafés de Boston. Fora as outras cidades sensacionais que conheci, como Salem, Concord, Lexington.”
“O quanto eles valorizam conhecimento/estudo e a gentileza das pessoas.”
Como avalia a sua evolução no aprendizado da língua inglesa, ao concluir o intercâmbio?
“Evoluí bem mais do que imaginava! Excelente.”
Quais foram os maiores aprendizados que absorveu com essa experiência?
“Tolerância, quebra de estereótipos, cultura de outros países.”
***
Já deu para perceber que um dos principais objetivos de um intercâmbio é aprender e se aprofundar em um novo idioma. Mas os ganhos vão muito além disso! Conhecer um novo mundo, cheio de novas oportunidades e de pessoas diferentes fazem parte do grande aprendizado que é viver e buscar sempre evoluir. Embarque com a gente!