..

24 de jan. de 2017

Intercâmbio em Toronto: lugar de todas as tribos


Se você fizer uma pesquisa rápida, com certeza vai perceber que Toronto é uma das cidades mais procuradas para intercâmbio em todo o mundo. E os motivos são vários: a cidade é um polo de educação, referência em desenvolvimento urbano e qualidade de vida e é casa de mais de 100 comunidades estrangeiras. Por lá, diversos países se encontram em bairros que recebem o nome dos locais de origem: Chinatown, Little India e Little Italy são alguns deles.

Seja a estudo, a turismo ou a trabalho, Toronto é sempre uma ótima ideia. Quem confirma isso é Francisco Neto, que vivenciou o cotidiano da cidade canadense por 04 semanas, durante intercâmbio em inglês. Olha só o que ele contou para a gente sobre essa super metrópole multicultural:

(Foto: arquivo pessoal)


Como foi o processo de escolha do destino de intercâmbio e da escola de idiomas? “Queria ir para a América do Norte, pois já conhecia a Europa e a Oceania, então decidi por Toronto, por ser uma cidade grande, multicultural e pelo clima. Em relação à escola, a EC English Language Centres foi indicação da Embarque, eu queria uma escola que apresentasse uma boa relação custo benefício.”

(Foto: arquivo pessoal)
Como foi o período de adaptação em uma nova cidade? “A adaptação foi bem tranquila, a rotina é bem corrida, os canadenses são super pontuais, e existe toda uma preparação para sair de casa e encarar o frio.”

Durante o período da viagem, que características de Toronto chamaram mais atenção? “O clima nessa época do ano, em Toronto faz muito frio, neva muito e o céu fica nublado o tempo todo.”

E quais foram os lugares que mais gostou de conhecer na cidade? “Na cidade tem alguns lugares bem legais, conheci a CN Tower, o aquário, o zoológico, a Casa Loma, alguns pubs, fui assistir um jogo de basquete da NBA no Air Canada e fiz um tour na fábrica de cerveja da Steam Whistle.”

No Canadá, um dos idiomas mais falados é o Francês. Além de praticar inglês, você teve contato com outros idiomas em Toronto? Se sim, como foi essa experiência? “Praticamente metade da população de Toronto é formada por imigrantes, nas ruas se ouve de tudo, inclusive o português. Também viajei para outras cidades como Montreal, Quebec e Ottawa, aonde o idioma falado é o francês.”

(Foto: arquivo pessoal)


Qual foi a importância do convívio com pessoas de outra cultura no seu período de intercâmbio, considerando que Toronto é uma cidade multicultural? “Tive a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a cultura de cada país, pois tive contato com pessoas de todos os cantos do mundo, essa troca de experiência é muito enriquecedora.”

(Foto: arquivo pessoal)


Como avalia a sua evolução no aprendizado da língua inglesa, ao concluir o intercâmbio? “Embora eu tenha passado pouco tempo, acredito que tive uma boa evolução, pois estava totalmente inserido na cultura local, ia ao supermercado, cinema, lojas, bares, pontos turísticos e precisava usar o inglês o tempo todo, o que contribuiu para que eu perdesse o medo de falar e buscar sempre ser compreendido no idioma local.”

(Foto: arquivo pessoal)
Quais foram os ganhos pessoais e profissionais com o intercâmbio? “No intercâmbio muitas vezes eu tive que aprender a me virar sozinho em uma cultura e idioma diferentes, o que contribuiu para que eu amadurecesse pessoalmente, ganhasse independência e confiança na realização de minhas atividades.”

***

Agora, você já sabe, né?! Escolher Toronto como destino de viagem é sinônimo de escolher um lugar com ótimos níveis de desenvolvimento urbano, social e com uma vida cultural incrível. Afinal, não é à toa que Toronto é a queridinha dos intercambistas. Vamos nessa?!