..

8 de jun de 2018





Em várias modalidades de intercâmbio, seja no programa de aprendizado de línguas, ensino médio, au pair ou férias, é muito comum que os estudantes permaneçam nas chamadas “host families”, que são as casas de família. Desse modo, para ter uma experiência completa e enriquecedora em termos culturais, é importante saber lidar com a host family. Tendo isso em mente, listamos  5 vantagens e as razões para optar pelo host family intercâmbio:

1- Imersão no idioma
Tanto faz se o país escolhido é França, Estados Unidos ou Japão. Se a idéia é entender como os moradores falam, pensam e agem, expressando todas as situações através do idioma, o melhor a se fazer é prestar atenção e aprender o máximo possível.


Uma imersão de três meses em um idioma pode melhorar o desempenho com a língua de forma única e a idéia é tirar o máximo de proveito disso.
Quer um exemplo de como fazer isso? Pegar ônibus, perguntar coisas fúteis na fila do supermercado, conversar com atendentes de lojas sobre roupas e sapatos, ir a um restaurante e bater um papo com o garçom, entre muitos outros hábitos dos locais, é a melhor dica de como imergir na cultura do país escolhido para fazer host family intercâmbio.

2- Conhecer excelentes lugares não-turísticos
Outra vantagem que pouca gente observa é descobrir os melhores bares, pub’s, lanchonetes, restaurantes, melhores pontos da cidade e coisas do tipo, que são preferidos dos moradores.

De praxe, esses lugares são maravilhosos, mas não estão na lista dos sites de turismo. São frequentados pelos nativos e por isso são mais baratos. Aliás, está aí uma ótima forma de economizar dinheiro viajando para o exterior através do host family intercâmbio.

3-  Conheça a culinária local de verdade
O contato direto com os moradores e seus costumes explica verdadeiramente o que é o host family intercâmbio e dá a real noção da imersão cultural.

Como o intercambista participa de toda a rotina da família, é possível saber os hábitos alimentares de uma cidade ou bairro, os temperos usados por uma família, bebidas consumidas com maior ou menor frequência entre muitos outros detalhes.

4- Companhia para sair e se divertir
Dependendo da idade dos membros da família acolhedora, é possível estabelecer uma boa relação com eles e aproveitar a companhia dos pais e irmãos adotivos para sair e conhecer lugares novos. Afinal, é isso o que é host family intercâmbio: aproveitar a companhia da família estrangeira para mergulhar fundo numa nova cultura.
Claro que nem sempre a família poderá ceder o seu tempo ou nem terá o perfil de ir a uma balada, mas, com sorte, é possível juntar o útil ao agradável. Depois de um aula em um curso de inglês por exemplo, que tal chamar a irmã adotiva para um programa  escolhido por ela? Ou ser apresentado para os primos adotivos em uma saída ao shopping?
5- Escolha uma família local e não de imigrantes
O fato é que quem vai para outro país estudar sua cultura prefere mergulhar na raiz de seus costumes e principalmente ouvir o idioma falado por nativos. O que é o host family intercâmbio senão exatamente isto? Portanto, a vantagem nessa modalidade é escolher famílias locais, nativas, com boa bagagem cultural do país, capazes de ensinar sobre seus costumes e dispostas a receber bem seus hóspedes estrangeiros, coisa que uma família de imigrantes não será capaz de fazer.
Sendo assim, ao se hospedar com uma boa host family, resta ao intercambista aproveitar plenamente essa oportunidade única e inesquecível que apenas um intercâmbio pode proporcionar.

E você? Está planejando um intercâmbio e está em dúvida de que tipo de acomodação escolher? A gente dá toda orientação necessária na hora da escolha.