..

22 de jun. de 2018

Quatro destinos para fazer um mochilão pela América do Sul





Mochilão na América do Sul é mais barato e pode ser surpreendente. Quando pensamos em fazer um mochilão, já associamos à América do Norte ou Europa.

Por que não pensar num mochilão na América do Sul?

Separamos alguns países com preços convidativos e inesquecíveis para iniciar um Roteiro de mochilão na América do Sul gastando pouco, usando bons hostels e restaurantes econômicos.

Aproveite seu mochilão pela América do Sul e faça um intercâmbio de espanhol!




1  Cusco – Peru

O Peru faz fronteira com o Brasil, seu território abrange os Andes, a Floresta Amazônica e o litoral no Oceano Pacífico.

Cusco é uma cidade seca e considerada a capital arqueológica das Américas. A ascensão e queda do Império Inca com a invasão espanhola. As ruas da cidade são estreitas com catedrais barrocas requintadas de pedra de alvenaria criando uma mistura com o estilo andino espanhol.

A melhor maneira de conhecer Cusco é a pé, os calçadões coloridos para pedestres levam a muitas atrações da cidade. A altitude é de mais de 11.000 pés, explorar o lugar requer muito fôlego, então é possível pegar um táxi. Os ônibus não possuem rota para todos os endereços.
Ela consegue encantar estudiosos de arqueologia, admiradores de monumentos religiosos e interessados por tradições populares.

Abrange um outro público de pessoas conectadas a natureza, colecionadores, artesãos e observadores de aves.

O Que Visitar em Cusco:


Machu Picchu

A cidade perdida dos Incas completou 100 anos de descobrimento em 2011. Os Incas foram um povo conhecido por guardar conhecimentos avançados para a época de matemática, astronomia e acústica.

Está a 2450 metros acima do nível do mar e foi povoada em 1450 a 1540. O parque arqueológico de Machu Picchu está repleto de templos, muros e casas. O sol é bem forte no período da tarde, melhor ir pela manhã e com um guia, mesmo com o mapa que é entregue na recepção, porque o lugar possui muitas curiosidades. Logo no início do passeio o visitante se depara com uma das paisagens mais conhecidas: a zona agrícola.  Em seguida a Praça dos Templos e o Templo Principal com pedras grandiosas e encaixe perfeito. 

Já no final do passeio a montanha Huayna Picchu aonde o turista consegue uma linda vista da cidade se tiver disposição de subir e descer da montanha para ver todos os ângulos. O passeio completo pode durar em torno de 4 a 5 horas, por isso o mochileiro deve levar água e lanche.

Plaza de Armas

Foi o local de fundação da cidade em 1535 e hoje é considerada o coração do centro da cidade. A praça abriga muitos monumentos históricos como a Catedral de Cusco no estilo barroco renascentista do século XVII e o Palácio de Gobierno. 

Em seu entorno há outros pontos turísticos próximos uns aos outros  como a Casa de Aliaga, Palácio Arzobispal e o Museu dos Incas. A praça é um ponto de encontros, comemorações e demonstrações artísticas e sempre está cheio de turista. Roteiro imperdível para um mochilão na América do Sul, porque o turista acaba conhecendo em um só lugar diversos aspectos históricos e culturais do país pagando pouquíssimo ou nada.

Vale Sagrado

É uma região nos arredores de Cusco localizado no rio Urubamba e mistura-se a vales e montanhas. Estão concentrados na região muitos sítios com vestígios arqueológicos de santuários, como:

  • Pisaq é composto por um setor agrícola da região e possui forma de perdiz.
  • Ollantaytambo é uma fortaleza que foi construída pelos espanhóis para proteção do estado Inca e o Vale Sagrado.
  • Chinchero conhecido como terra dos arco-íris, porque estão sempre presentes nesta região.  Localizado no rio Urubamba mistura-se a vales e montanhas.
Com guias o passeio dura um dia inteiro com micro ônibus e com pausas para o almoço.
Existe a possibilidade do mochileiro fazer a viagem por conta própria alugando um carro.


2- Quito – Equador

E o país mais barato para realizar seu mochilão América do Sul depois da Venezuela. Situada a 2800 metros do nível do mar sendo a capital mais perto do sol.

Já na saída do aeroporto o turista encontra uma bela paisagem em um vale com cerca de 35 km de extensão. Possui um centro histórico considerado pela Unesco como o maior e em melhor estado de conservação. Rodeada por vulcões que podem ser visitados. Sua culinária é uma mistura da gastronomia espanhola e andina. 

Ponto de partida usado para as Ilhas Galápagos, este sim bem menos acessível para o mochileiro que quiser economizar. É um país que não recebe tantos turistas brasileiros como deveria, mas quem conhece e coloca em seu Roteiro de Mochilão na América do Sul o país, promete voltar.

O que visitar em Quito:

Teleferico

É o teleférico mais alto do planeta são 4100 metros de altitude. Lá do alto o mochileiro consegue encontrar lojas de artesanato e bares. Torça para que o dia esteja bem claro e conseguirá ver picos nevados e o vulcão Cotopaxi.

Mitad del Mundo.
No retorno ao passeio de teleférico dá para visitar o local onde passa a Linha do Equador, ao norte da cidade.  Ali poderá visitar museus, um planetário e lojas vendendo os produtos da cultura local. Os restaurantes da culinária típica da cidade, uma sopa de milho com batatas e abacate. 

La Mitad del Mundo
La Mitad del Mundo é um monumento construído em 1736. Existe ali os cálculos que demonstram que a linha do equador passa pelo local. No Museu Etnográfico existe os registros históricos da colonização indígena do país.
O monumento e museus abrem todos os dias com taxas pequenas e que variam pouco. O ingresso custa em geral 2.00 USD

Parque Nacional Cotopaxi
É o vulcão ativo mais alto do mundo e pode ser visitado, quando não existe alerta de erupção. Na subida a pé o oxigênio pode faltar na subida perto o cume do vulcão já a 4.810 metros de altura. O total são 5.897 metros de altura até o cume, aos mais atléticos os tours que levam ao topo podem durar até 5 ou 6 dias.

A descida bem mais tranquila, pode ser feita de bicicleta alugadas no local. Os preços podem variar e os preços não saírem exatamente barato para seu mochilão América do Sul, mas economize em outras atividades e não descarte esse belo passeio.

Cartagena – Colômbia
A cidade foi fundada em 1533 a cidade é interiorana com muitos aspectos culturais e belas praias.

Possui muitas opções de lazer e vida noturna intensa com muitos bares e restaurantes gostam de apresentar ao turista a salsa e toda riqueza da música caribenha. Pode ser visitada em qualquer época do ano, lá o tempo é quente em qualquer época do ano, a média é de 27º graus e a sensação térmica sempre mais alta.

Tome cuidado com as altas temperaturas para não incluir involuntariamente em seu Roteiro de Mochilão na América do Sul estadias em hospitais. O pôr do sol é sempre lindo nesta cidade de ruas pequenas e estreitas com cenários românticos.

O que visitar em Cartagena:


Castelo de San Filipe de Barajas

Construído em 1536 e 1657, a fortaleza é considerada a maior construção feita pelos espanhóis. Tinha a função de proteger Cartagena de ataques estrangeiros. Dentro é cheia de quartos, labirintos, corredores e túneis pensado como estratégia para atacar os possíveis inimigos. Os melhores horários são no período da manhã ou no final da tarde onde se aproveita o belo pôr do sol.

Arquipélago de Rosário

São várias ilhas e fica a cerca de uma hora de barco do Centro. O turista pode aproveitar as praias de águas cristalinas com direito a aulas de mergulho e um passeio pelas 27 ilhas do arquipélago de barco. Algumas ilhas possuem estrutura de hotéis, mas outras são inexploradas contendo vilarejos e habitada por pescadores.

4- Montevideo – Uruguai

Montevideo é uma cidade calma onde os turistas que vão ao Uruguai podem passear pela cidade velha. Era a princípio uma cidade de guarnição espanhola. O comércio cresceu no período colonial o que facilitou sua independência. De 1807 a 1830 foi ocupado por forças britânicas, espanholas, argentinas, portuguesas e brasileiras.

O que visitar em Montevideo:




Mercado do Porto

Lugar símbolo de Montevidéu e planejado para atender bem o turista com muitos restaurantes, que servem pratos típicos e boa carne em churrasqueiras à base de lenha e lojas de lembranças. Em baixa temporada em alguns dias e horários o mercado fica fechado. Foi inaugurado a 10 de outubro de 1868 e conserva a aparência de uma estação ferroviária antiga. Suas estruturas de ferro construídas na Inglaterra, em Liverpool e possui um relógio central centenário.

Rambla

São mais de 20 km ao longo da costa de avenidas litorâneas de Montevideo às margens do Rio de la Prata. Ramblas se refere a todas as vias à beira-mar na costa do Uruguai. Cada uma delas possui um nome próprio. O passeio pode ser feito a pé, de carro, ônibus ou bicicleta. Possui prédios antigos junto a construções novas e modernas. E, muitas praias ao longo de todo o percurso.

Parque Rodó

Seu nome é uma homenagem ao escritor uruguaio José Enrique Rodó.
É uma das principais áreas de lazer da cidade com áreas verdes e muitos monumentos, estátuas, fontes e um lago.

Possui dentro dele, muitas áreas de lazer como parque de diversões, castelo, campo de futebol, golfe, anfiteatros e o Casino Municipal.

Acontece nas manhãs de domingo uma feira de artesanato na região central e muitas exposições a céu aberto. O passeio ficará mais interessante de bicicleta, patins ou mesmo a pé.

Ali o mochileiro vai encontrar uma roda de amigos tocando violão, tomando mate e pessoas caminhando, se exercitando ou fazendo acrobacias à espera do pôr do sol para deixar o lugar.

Já escolheu seu roteiro de mochilão na América do Sul? A gente te ajuda a montar um incrível!