..

5 de abr. de 2021

Roteiro Balcãs: conheça a história incrível de uma das mais belas regiões do mundo


Se você ama história, cultura e viagens, os Balcãs são o destino perfeito. Sabe onde se encontra? A península balcânica é designada uma região histórica e geográfica no sudeste europeu, englobando países como a Albânia, Bulgária e a antiga Iugoslávia, hoje dividida em Bósnia e Herzegovina, Macedônia do Norte, Sérvia, Montenegro, além de outros.

A região foi a primeira da Europa a ver a chegada das culturas agrícolas, na era neolítica. Indícios arqueológicos apontam que o homem habita os Balcãs desde o ano 200.000 a.C. A região pertenceu a vários povos, como persas, gregos, romanos, bizantinos e otomanos, o que garante um visual ímpar.


Povos como sérvios, búlgaros e magiares também conseguiram estabelecer pequenos impérios na região, contudo, não contiveram o avanço do Império Otomano, que estenderam seu império à região na segunda metade do século XIV. E foi o império Otomano que deixou a maior marca no povo balcânico, com sua expansão e queda.

Outro marco histórico na região foi a Segunda Guerra Mundial, com países balcânicos mudando os cursos da guerra ao lutarem contra o Eixo, dando um passo decisivo para os Aliados. Fazer turismo pela península não significa mais tirar selfies diante de tanques de guerra ou comprar lembrancinhas do tipo canetas feitas com projéteis. Não se trata apenas de testemunhar a história recente da Península Balcânica, mas visitar um dos destinos mais vibrantes e multifacetados da Europa Oriental.


Para perceber esta região e viver plenamente o que tem para oferecer, é incontornável entrar na sua história: só assim teremos, numa mesma cidade, uma igreja católica, uma igreja ortodoxa, uma mesquita e ainda uma sinagoga. Esta e outras curiosidades são fruto da confluência de grandes impérios, civilizações, povos, religiões e línguas diferentes. Um autêntico caldeirão de nações!

#EmbarqueNoMundo