..

29 de abr. de 2015

Saiba como programar sua viagem de Intercâmbio

  

Um intercâmbio na vida de qualquer pessoa significa troca de culturas e conhecimento. Em educação, intercâmbio refere-se a estudantes que passam um período que varia de 1 mês a um ano estudando em outro país.

O objetivo maior no caso de estudantes é a possibilidade de aprender e aprimorar outro idioma, além da experiência de estar em outra realidade, longe de tudo e todos que conhece, resultando em responsabilidade e autonomia.

A valorizarão que o mercado de trabalho dá aos profissionais que fizeram intercâmbio é outro incentivo aos estudantes. Principalmente as empresas multinacionais ou que importam e/ou exportam suas mercadorias. Até mesmo nos programas de seleção para treinee, essa experiência é um diferencial ao currículo do candidato.

E se você já decidiu que vai fazer intercâmbio, será preciso passar por alguns obstáculos no caminho, como escolher o melhor curso e destino para você,  e convencer seus pais. Mas aqui vai algumas dicas:

1. Escolha seu curso e o país para onde você vai
Pesquise o tipo ideal de curso para você. Leve em consideração a sua idade, o tempo que você quer ficar lá e quais são os seus objetivos (aprender outra língua, trabalhar ou ficar fluente em inglês, por exemplo). Você pode escolher fazer o highschool, um curso de férias, de idiomas, aulas de fotografia ou gastronomia... são inúmeras opções! Essa escolha também tem tudo a ver com o país de destino, já que os cursos mudam um pouco de um país para o outro. A Embarque Educacional pode te ajudar bastante na hora da escolha.

2. Converse com seus pais
Não adianta querer fazer intercâmbio sem o apoio dos seus pais, afinal você não está apenas indo passar um final de semana na praia. Está difícil convencer seus pais que essa será a melhor experiência da sua vida? Agenda uma reunião e passa na Embarque, que vamos tirar todas as dúvidas.

3. Pesquise o máximo sobre o país onde você vai morar
Essa é a melhor maneira de prevenir sustos e aquela sensação de "o que estou fazendo aqui?". Descubra como é a culinária local (e se só tiver coisas que você detesta?), qual é o custo de vida (imagina a grana acabar antes da hora?) e como é o clima da região (só levar roupas de frio para um lugar que faz calor ou só roupas curtas para um lugar mega frio é pagar um super mico!). Se já tiver o endereço da escola e do lugar onde vai morar, melhor ainda, dá para ir conhecendo a região pelo Google Maps antes mesmo de chegar lá!