..

3 de set. de 2015

Evite a perda de documentos no exterior

Conhecer lugares novos, experimentar uma culinária diferente e respirar novos ares... tudo isso faz parte do lado bom de viajar. Mas, às vezes, alguns imprevistos teimam em acontecer. E um dos que podem dar muuuita dor de cabeça é a perda de documentos importantes!


Para evitar esse problemão, você pode tomar algumas precauções antes de viajar. Algumas dicas são:

Pode até parecer chato verificar de uma em uma hora se os pertences estão com você, mas saiba que essa dica é praticamente infalível. Quando você confere o bolso (ou a bolsa) de tempos em tempos e, por um acaso, tiver perdido algo, será muito mais fácil descobrir onde deixou o mesmo, afinal, você lembrará qual o último lugar em que esteve.

Conte o número de documentos que está carregando. Dessa forma, sempre que for conferi-los, você saberá, por meio do número, se todos estão consigo.
Faça cópias autenticadas dos principais documentos (carteira de identidade, título de eleitor, certificado de alistamento militar, certidão de nascimento ou casamento) e prefira utilizá-las no lugar das originais. Caso precise tirar um novo passaporte no exterior, esses documentos serão necessários.

Durante a viagem, procure não andar com o seu passaporte, muito menos com todos os documentos na bolsa. Procure andar somente com o que for necessário.

Não se esqueça de levar com você os endereços e telefones das Embaixadas e Consulados brasileiros no seu país de destino. Eles serão úteis em caso de emergência.

Mas, se o imprevisto acontecer, você terá de agir rápido! Saiba o que fazer em situações de perda ou extravio de documentos:

Procure um Distrito Policial local para registrar a ocorrência. Depois, acesse o site  Portal Consular, do Ministério de Relações Exteriores, para preencher o formulário on-line de solicitação de passaporte. Lá, você encontra, ainda, a lista de consulados e embaixadas brasileiras no exterior. Por fim, vá a um deles com o B.O. e o protocolo de solicitação impresso.

Vale ter em mente que o passaporte será entregue como um novo, ou seja, sem os vistos que o anterior tinha, o que pode ser um problema, especialmente se a sua intenção for continuar a viagem a partir daquele destino. Por outro lado, se você quiser apenas voltar ao Brasil, e a sua passagem estiver marcada para antes do prazo estabelecido para a retirada do documento, você poderá solicitar uma ARB (Autorização de Retorno ao Brasil), documento gratuito fornecido pelo Consulado, que permite o deslocamento, sem problemas.

De segunda a sexta, das 8h às 20h, o Núcleo de Assistência a Brasileiros pode oferecer mais orientações pelo telefone (61 2030-8804/8803/ 8805) ou por e-mail ([email protected]).

E vamos torcer para que nada seja perdido! :D


Fontes: O DebateIGUOL Viagem