..

21 de set. de 2015

Intercâmbio: a hora é agora!

Quando se pensa em intercâmbio, é normal imaginar um grupo de jovens de 16, 17 anos que partiram por alguns meses para outro país, encorajados pelo sonho de aprender um novo idioma e vivenciar uma nova cultura. Ok, esse pensamento não está tão errado... mas existem, também, diversas opções de intercâmbios para outras idades! Tanto para os mais novos, quanto para os mais velhos.

E talvez seja por conta dessa variedade que não dá pra se definir qual a idade mais apropriada para embarcar em um intercâmbio. Tudo vai depender dos objetivos da viagem.

Para os mais novos, a partir dos 14 anos, o mais indicado é o programa de High School, em que o aluno cursa o ensino médio em outro país. Além da idade, é importante ter também conhecimento básico na língua nativa.



Já para os estudantes um pouco mais velhos, com, no mínimo, 16 anos, indica-se o intercâmbio de idiomas. Com mais maturidade e autonomia, o estudante pode realizar as atividades e explorar melhor a nova cidade.



Outro tipo de intercâmbio que tem ganhado um bom número de adeptos é o de graduação (17 anos), além de pós-graduação/especializações, que aliam um salto na vida acadêmica com o aprendizado e aperfeiçoamento em um idioma. Uma dica para esse grupo é arranjar um emprego. Além de aumentar a renda, dá pra conhecer e se envolver mais nos costumes e cultura locais.



Mas também existe uma alternativa para quem não está em busca de, apenas, aprender um novo idioma ou alavancar o currículo. Para quem busca separar um tempo e ir a um destino para ajudar a quem precisa, existe o intercâmbio para trabalho voluntário. Não há um limite de idade, mas é necessário ter foco e maturidade.



Por último, mas não menos importante, apresentamos uma categoria de intercâmbio que talvez não seja tão conhecido assim. Essa é uma ótima ideia pra quem já passou dos 45 e para quem entrou no grupo da melhor idade! São os intercâmbios para o público da terceira idade. E as opções são: cursos de idiomas em outros países ou intercâmbios culturais.




Viu só? Em toda a sua vida, você pode aproveitar para fazer um intercâmbio! Não perca tempo se achando novo ou velho demais. Aproveite em quanto é tempo. Para viver, sempre é tempo! :D