..

18 de ago. de 2015

Dicas que todo mochileiro tem que saber

Antes de tudo, saiba para onde quer ir a partir do seu perfil de viagem, ainda mais se esse for ser o seu primeiro mochilão. Gosta de praia, neve, cachoeira, baladas, casa no campo, pegada mais urbana... Quem vai decidir é você.

Ouvir a opinião de amigos também conta bastante, saber quais os melhores roteiros, os melhores pontos turísticos... E por aí vai. Bem, depois de saber o perfil do lugar que quer ir, agora você precisa definir o roteiro, que é quase tão legal quanto escolher para onde ir.

Foto: Mochileiros


Todo mundo que tem vontade de viajar assim, tem muitas dúvidas na hora que montar esse roteiro. A dica é não deixar tudo fechado e certinho, você pode reservar hotel antes de sair da sua cidade e os primeiros lugares que quer visitar no destino, mas o mais importante é saber que é preciso estar aberto para todos os tipos de imprevistos – que vão ser muitos – e se safar de todos, restando apenas ótimas histórias no futuro.

Mas faça um esboço do que pretende fazer, assim o seu tempo será bem melhor aproveitado. Trace roteiros de possíveis passeios nas cidades que for passar.

Uma dica muito importante: não deixe de falar com os “nativos”. É isso mesmo, essas pessoas podem ser os melhores guias turísticos, e o melhor: de graça! Você pode conhecer lugares que só os moradores conhecem, fazer grandes amizades e até conseguir ótimas caronas (que serão muito úteis quando a grana tiver acabando).

Um ponto muito importante: a passagem! Afinal, sem ela ninguém vai para lugar nenhum, não é mesmo?! Comprar passagem ida e volta sai bem mais barato, por isso um planejamento é importante. Saiba pelo menos o dia que vai e o dia que volta, os outros dias você vai curtindo por onde passar.

Agora atenção, amigo. Você precisa saber se o lugar que você vai exige seguro viagem (muitos países da Europa exigem), precisa saber quais as vacinas são necessárias tomar para poder entrar no país, os documentos exigidos – que são muitos – e, é claro, qual a melhor forma de levar a grana.

Pesquisar nunca é demais, faça uma lista sobre tudo que precisa levar e resolver antes de embarcar. Deixe essa parte burocrática toda resolvida, procure agências de viagens para fechar pacote de seguro viagem, pesquise no site do ministério da saúde quais vacinas deve tomar, veja todos os documentos que precisa levar, tire cópia de todos e deixe autenticado, isso é bem útil se você perder, for assaltado... Em relação ao dinheiro, leve algo com você para emergências, mas nada de quantias altas, eim?! Leve cartões de crédito ou débito internacionais ou os cartões pré-pagos.

Feito tudo isso, você está quase pronto para sair em busca de aventura, só falta escolher bem a mochila porque o que não vai faltar é bagagem, mas sem exageros!