..

31 de mai. de 2019

Praias e diversidade cultural: high school na Austrália



Cada vez mais, jovens entre 15 e 19 anos buscam o intercâmbio no exterior e lá fazem parte do ensino médio, seja em escolas públicas ou privadas. As escolas têm excelente infraestrutura para esportes e matérias técnicas, como música, teatro, turismo, design, culinária, fotografia, computação, ciências aplicadas e diversas outras.

Essa modalidade de intercâmbio é considerada uma das melhores maneiras de imergir completamente na cultura do outro país. O dia-a-dia do adolescente é dividido entre frequentar a mesma escola e outros ambientes que os jovens locais, tendendo a se adaptar à rotina e aos costumes da cidade mais rapidamente. São muitos os benefícios relacionados ao crescimento pessoal e amadurecimento, sem falar que o estudante volta com o idioma na ponta da língua!

Hoje a gente convida o Lucas pra contar como está sendo a experiência de realizar o Intercâmbio High School na Austrália, ele escolheu a região Sunshine Coast no estado de Queensland.

Noosa, Calandra, Sunshine Coast













A região é composta por várias cidades como Caloundra, Maroochydore, Coolum, Noosa e Mooloolaba. Cada qual com sua característica especial, contando com muitas praias deslumbrantes, rios, montanhas e lagos. O estilo de vida em Sunshine Coast é bem tranquilo, O clima é Sub-tropital, quente e ensolarado o ano inteiro.  Sunshine Coast é um extenso paraíso para quem busca um estilo de vida mais tranquilo, longe de grandes aglomerações Sem dúvida é a escolha certa.



Por que escolheu a Austrália como destino?
Eu escolhi a Austrália por causa do clima, por ser muito parecido com o do Brasil. Pela beleza natural e praias. E por ser um país com 1/3 da população constituída por estrangeiros, deixando em evidência a diversidade cultural no país, fator que tem promovido pra mim grandes experiências e aprendizado. 


O que te motivou a cursar o ensino médio no exterior?
O que me motivou a cursar o ensino médio no exterior foi o sonho de querer estudar em uma Universidade no exterior futuramente. Achei que estudar fora por 1 ano ajudaria na melhora do meu inglês e seria uma espécie de treino para o que pode vir pela frente.

Como estão sendo as aulas e aproveitamento delas?
As aulas são sempre muito tranquilas, bem diferente do que estou acostumado no Brasil. Aqui tenho apenas 6 matérias escolares, e 4 aulas por dia. Uma carga horária não muito exaustiva, sobrando tempo para a prática de esportes e diversão. No começo você pode ficar meio perdido vendo todo aqueles termos em inglês, mas é só questão de tempo para se acostumar.

O que aproveita pra fazer nas horas livres na cidade de Sunshine Coast?
Nas horas livres aqui em Sunshine eu gosto de praticar esportes, correr em parques próximos à minha casa, ir para praia, cinema, shopping,  academia, restaurantes, visitar cidades próximas como Noosa e Brisbane, tudo na companhia de membros da minha "Host Family" ou amigos da escola.


O que mais tem gostado em relação à cultura e estilo de vida que a Austrália oferece?
O que mais gosto aqui na Austrália é a autonomia que você tem para sair sozinho. Posso simplesmente pegar um  ônibus, metrô ou ir à pé. Tenho o costume de sempre andar com fones de ouvido e celular na mão, e nunca me aconteceu nada. Tenho a sensação de liberdade e segurança.




Sabemos que é desafiador sair de um lugar e viver em outro principalmente se for outro país. Como é pra você com pouca idade e experiência já desbravar o mundo?
Não tem sido muito difícil, apenas no começo. É apenas uma questão de adaptação. Em poucas semanas você consegue se acostumar com a rotina e com a língua, mesmo tendo um inglês intermediário. Aqui tenho minha "Host Family", amigos e escola para me ajudar, e com certeza eles fazem eu me sentir apoiado e em casa, mesmo estando do outro lado do mundo.

Mais que estudar, estar em um lugar diferente do seu país é vivê-lo diariamente. Como tem sido essa experiência na Austrália?
A experiência é simplesmente fantástica, superou minhas expectativas, experiência única. Estar imerso em outra cultura, com pessoas de todo o mundo, tendo contato com outras línguas, costumes e uma paisagem diferente... Não tem preço... Tem sido um ano maravilhoso. Estou sonhando de olhos abertos.

E aí, deu pra sentir um pouquinho de tudo o que a experiência do Lucas tem sido?! 😎


E o melhor: você também pode viver isso! Escolha o idioma que deseja aprender, um destino de intercâmbio, vá até uma de nossas lojas e embarque no mundo com a gente!