..

31 de ago. de 2019

Intercâmbio em família: Dublin e seus encantos




Já sabemos que Dublin é a escolha certa na hora de fazer um intercâmbio, a cidade mais amigável da Europa, que não perde a boa fama de ser animada e descontraída. Com essas e outras qualidades, sua cultura e beleza histórica fazem diferença na vida de cada um que escolhe viver intensamente tudo que a cidade proporciona. Por esse motivo, hoje trouxemos a Luciana pra falar um pouco da experiência de conhecer a cidade, ela viajou com sua família no mês de julho e fez questão de participar do nosso blog da semana. Vamos embarcar com ela e sua família?





1. Que motivos impulsionaram vocês a realizarem um intercâmbio?

Meu filho queria fazer um intercâmbio, primeiro pensei no Canadá, mas pesquisei na internet, procurei assistir os relatos de experiência de intercâmbio para vários países e os que foram fazer intercâmbio em Dublin disseram que tiveram ótimas experiências. Então desisti do Canadá, apesar de ser mais perto do Brasil, e resolvi ir para Dublin, na Irlanda.

2. Por que você escolheu este destino?

Nunca tinha ido para a Irlanda, e resolvi conhecer um país que eu nunca havia conhecido.




3. Como foram as aulas e o aproveitamento do curso?
Gostei muito do curso. Escolhi fazer um curso só no turno da manhã, para ficar com as tardes livres para conhecer e passear pela cidade. Interagindo com as pessoas no meio local. Não queria ficar ocupada nos dois turnos estudando inglês. Mas tem intercambista que escolhe ficar assistindo aulas de inglês nos turnos manhã e tarde. Só um turno também fica um pouco mais barato.


                                         


4. Fazer um intercâmbio sozinho é muito bom para se descobrir e sentir-se independente. Mas, viajar acompanhado é garantia de crescimento mútuo. Como foi pra vocês vivenciar isso?

Como éramos 3 membros da mesma família, com idades diferentes, meu filho, um adolescente de 16 anos, assistia aulas em uma turma própria para adolescentes, ficava apenas um quarteirão e meio da área destinada aos cursos de intercâmbio para adultos. Assim, eu e minha mãe de 71 anos estudávamos na The English Studio para adultos e o meu filho no YES (Young English Studio). Como meu filho era menor de idade, ele só saía do curso quando eu passava para pegá-lo. Mas tinham outros adolescentes que tinham a autorização dos pais para sairem sozinhos. Mas... Como eu só tenho um filho e sou bem preocupada com ele, pedi para que ele só saísse do Young English Studio quando eu fosse pegá-lo. Minha aula acabava 15 minutos depois da dele. E a aula dele começava 15 minutos antes da minha. Assim, eu ia com uma mãe suíça que também estudava no outro prédio. E sempre nos encontrávamos quando íamos deixar e pegar nossos filhos. Meu filho ficou amigo da adolescente suíça, mas na triagem meu filho ficou na turma de inglês mais avançada e a adolescente ficou na turma básica. Mas isso também é bom. Porque todos se conhecem na prova de avaliação para que cada aluno fique na aula que lhe é útil. Gostei dos critérios de avaliação para a triagem dos alunos no curso de intercâmbio. Eles me colocaram em uma turma de grau intermediário com minha mãe, e ela conseguiu acompanhar, ficaram muito felizes com a presença dela. A tratavam como mãe, pois muitos dos estudantes ficam com saudades de suas mães. E no final do curso todos agradeceram a oportunidade de terem convivido com minha mãe. Teve até uma confraternização de despedida no nosso último dia de aula. Todos foram muito gentis e afetuosos. Na verdade, os irlandeses são amorecos. São muito educados, atenciosos, alegres e pacientes. Outro ponto bom para Dublin é que eles gostam dos brasileiros e somos muito bem tratados por lá.



5. Como foi viver meio a uma cultura e estilo de vida diferente do seu país de origem?
Eu adorei. Valeu muito a pena. E já estou juntando dinheiro para fazer outro curso de intercâmbio para minhas próximas férias no mês de julho do próximo ano. Porque em julho é verão, os cursos de intercâmbio no período de verão são mais caros por conta da alta estação, mas vale muito a pena. Porque prefiro viajar no verão do que no inverno. Eu não sou muito fã de neve.












6. Quais características de cada cidade vocês acharam mais marcante?

Nesse intercâmbio eu aproveitei para conhecer além de Dublin - Irlanda, conheci a Irlanda do Norte que faz parte do Reino Unido, mas detalhe, apesar de ser um país vizinho, a Irlanda do Norte não usa Euro e sim outra moeda, o que complica um pouco. Outro país que conheci foi Portugal, porque quando comprei minha passagem pela TAP pude pagar pelo mesmo preço e ficar 3 dias em Lisboa. Eu apenas tive o cuidado de pagar 3 hospedagens em um hotel em Lisboa. A TAP também faz escala em Amsterdã, eu poderia ter escolhido Amsterdã, mas meu filho preferiu conhecer Lisboa. Fomos para lá depois que finalizamos o curso de intercâmbio. Assim, nossa viagem de volta foi menos cansativa do que a da ida. Porém meu filho ficava comparando o tempo todo Lisboa com Dublin. E ficava repetindo que gostou muito, mas muito mais de Dublin do que de Lisboa. E eu também. Gostei muito mais de Dublin do que de Lisboa. Com relação a Irlanda do Norte, caso queiram passear por lá é bom pagar um pacote com um guia que entenda da história, dos conflitos entre os católicos e protestantes, que explique as lendas desses povos, que relate a importância dos vikings, etc. Creio que essa viagem cultural fica muito melhor assim. Nosso guia foi maravilhoso. Compramos o pacote para a Irlanda do Norte na própria The English Studio. Eles têm um ótimo acolhimento ao aluno, se o aluno quiser passear, se divertir, estudar coisas diferentes eles possuem aulas extras que você não paga a mais por elas. Tem até aula de Yoga. Caso os alunos queriam fazer um intercâmbio de mais tempo e precisarem trabalhar, eles ajudam na procura de emprego. Dão dicas excelentes. Também em Dublin, fuja de táxi e de carros de aplicativos, são muito caros. O certo é pagar um LIP CARD e andar de ônibus. Tem também o LUAS que é tipo um bonde sofisticado, que você pode usar para ir em qualquer lugar mais longe. Outra dica é comprar passeios nos ônibus verdinhos de turismo. Em dois dias é possível se conhecer vários pontos turísticos.

7. Como o intercâmbio tem contribuído para o crescimento pessoal e profissional?
Todo tipo de intercâmbio lhe traz ótimas experiências. Ótimas idéias transformadoras. Que podemos utilizar em nossas vidas. Mas cada um tem sua vivência e poderá utilizar as experiências vividas no intercâmbio em suas vidas.



















Deu pra ver como essa experiência só acrescentou na vida dessas 3 pessoas, né? Mais que uma realização pessoal tudo que foi vivido em Dublin vai render muitas histórias e lembranças. 
        

  Faça como a Aline e família! 
Embarque na Irlanda, embarque em Dublin
      Embarque no mundo! ✈🌍