..

28 de jun de 2019

Toronto: os dias mais felizes neste destino

Toronto! 

A maior cidade do Canadá. Fica à margem norte do Lago Ontário, com 6,1 milhões de habitantes em sua região metropolitana. A capital da província de Ontário é o destino n° 1 pra quem busca estudar estudar inglês. Cosmopolita e bastante conhecida por reunir expressões culturais, comporta pelo menos 80 grupos étnicos que falam até 50 línguas diferentes. Um intercâmbio para esta cidade é realmente incrível. O horizonte repleto de prédios modernos entrega já de cara o que podemos esperar de Toronto, a cidade canadense onde tudo acontece.

Hoje temos alguém que viveu toda essa experiência, É a Guana, formada em Arquitetura e Artes, e que atualmente atua como Servidora Pública. Guana passou algumas semanas na cidade e trouxe várias lembranças na bagagem. A felicidade é tamanha que ela quis compartilhar com a gente tudo isso e mais um pouquinho … Vamos embarcar com ela?


1. Como foi a sensação de saber que iria realizar um intercâmbio?
Uma gostosa sensação de desbravamento. Imaginar-me sozinha em um país distante, com outro idioma, outro clima, outra cultura, parecia desafiador e isso me agradava.


2. Por que escolheu este destino?
Escolhi Toronto primeiro porque sempre quis conhecer o Canadá e segundo porque dentre as opções de destino para intercâmbio no país a cidade tinha a melhor localização. Toronto fica a apenas 1:30h de ônibus até Niagara Falls, e 4:30h de trem até Montreal e a 1:30h de avião até Nova York. Programei-me antecipadamente e de fato pude fazer estas viagens aos finais de semana o que tornou meu intercâmbio ainda mais especial.



3. Como o intercâmbio tem contribuído para o seu crescimento pessoal e profissional?

Fui com o intuito de crescimento pessoal mesmo. Conhecer outras culturas amadurece nosso olhar para com o mundo e o próximo, nos torna mais tolerantes com as diversidades e até mesmo mais responsáveis com o planeta. Somos todos irmãos e estamos no mesmo barco. As fronteiras são apenas demarcações políticas, mas estamos todos conectados e esse olhar respeitoso para com as diferenças nos faz pessoas melhores.


 4. Como foram as aulas e o aproveitamento do curso? 
Escolhi a modalidade de estudo com menor carga horária, a escola dispunha do básico, semi intensivo e intensivo. Minhas aulas eram no período da tarde assim eu não precisava acordar tão cedo, o que me deixava descansada, e podia “turistar” muito no horário livre (Toronto é uma cidade grande e há muito o que conhecer). Apesar disso pude notadamente melhorar o ''listening'' e ''speaking''. Na minha escola de inglês havia muitos asiáticos então não tinha outra saída se não exercitar o inglês para se comunicar.

5. Qual palavra você usaria para descrever esse momento da sua vida?

Felicidade! Foram dias muito felizes. A família que me acolheu no ''Homestay'' era maravilhosa. A estação do ano era primavera e apesar de eu ainda considerar um período frio (porque sou natural de uma cidade muito quente, Teresina) estava agradável e as flores tornavam lindas as paisagens. Toronto é um caldeirão de diversidade onde pude conhecer pessoas de todos os cantos do mundo. Sua população é extremamente gentil. A cidade é segura e organizada. Tudo contribuiu para que minha viagem fosse tranquila e inesquecível.



6. Você tem planos de realizar outros intercâmbios?
Se sim, quais?
Quero ir à Africa do Sul no próximo ano. Dessa vez gostaria de fazer intercâmbio ligado a trabalho voluntário.



A maior cidade do Canadá é inovadora, agitada e feita para quem tem um ritmo dinâmico. E se você gosta de tudo isso, não deve perder tempo. A cidade reflete bem aquela ideia que a gente tem do país. Dá para aproveitar muito o intercâmbio em Toronto em todas as épocas do ano. Então faça como a Guana! 

             Embarque em Toronto, Embarque no Canadá,
  #EmbarqueNoMundo!
🌍